Diretoria, Conselhos e Comitês

Conselho de Administração

  • Composto por no mínimo 5 e no máximo 9 membros, podendo eleger igual número de suplentes
  • Eleitos pela Assembleia Geral
  • Mandato de 2 anos, permitida a reeleição
Membros do Conselho de Administração Cargo Eleição
Fabio Soares de Miranda Carvalho Conselheiro Independente - Presidente 23/04/2018

Formado em Direito pela UFRJ (2000) e com Mestrado em Direito pela Universidade de Cambridge, Inglaterra (2002). Foi membro do escritório de advocacia Castro, Barros, Sobral, Gomes de 1999 a 2006. Quando se desligou do escritório para assumir uma posição de Managing Director na Alvarez & Marsal, ocupava a posição de sócio responsável para prática de restruturações. Em 2009 realizou a aquisição da Casa & Vídeo através de um leveraged buy-out em meio ao processo de recuperação judicial da varejista, tendo ocupado a posição de CEO 2009 a 2015. Após alienação do controle da Casa & Vídeo para o hedge fund Polo Capital em 2011, hoje permanece como acionista detentor de 49,9% das ações da companhia e membro do Conselho de Administração. Em 2015 fundou a Legion Holdings, companhia de investimentos focada na aquisição e gestão de companhias em fase de restruturação, tendo desde então adquirido participação no grupo controlador da Brasbunker S.A., assumindo a Presidência do Conselho de Administração, cargo que ocupa até o momento.

Márcio Adolpho Girão Barros Quixadá Conselheiro Independente - Vice Presidente 23/04/2018

É sócio titular do escritório Quixadá Advogados Associados. Foi Gerente de Controladoria Corporativa da Paranapanema S/A Ind. Mineração e Construção, de 1988 a 1991. Anteriormente atuou como Gerente de Auditoria da Pricewaterhouse Auditores Independente de 1984 a 1987, tendo ingressado na Pricewaterhouse em 1976. Formado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e em Direito pela Universidade Paulista (UNIP), com Especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursou o Making Corporate Boards More Effective Program da Harvard Business School.

Maurício Leonardo Hasson Conselheiro Independente 23/04/2018

É sócio sênior da Legion Holdings responsável por novos investimentos e monitoramento financeiro dos investimentos atuais. Ex-CFO do Grupo Oncoclinicas S.A., o maior centro de tratamento de câncer na América Latina, composto por 36 instalações em 9 estados, controladas por Victoria Capital Partners. Atuou como CFO da Vigor Alimentos S.A e liderou o spin-off da empresa da JBS S.A., bem como sua listagem no segmento do Novo Mercado. Mais de 12 anos de experiência em M&A e Bancos de Investimento, tendo trabalhado no Rothschild, Bear Stearns & Co, Merrill Lynch, com foco em consumo e financiadores. Graduado em Engenharia Mecânica e Industrial da PUC - RJ, com MBA da Universidade de Chicago - Booth (Classe de 05). Atualmente atua como membro do conselho consultivo do Chicago Booth Global CFO Forum.

André Ferreira Peixoto Conselheiro Independente 23/04/2018

É um executivo sênior especializado operações e gerenciamento de recuperação de ativos. Sócio fundador da Legion Holdings, graduou-se em Economia pelo IBMEC. Atuou como executivo de operações da BR Malls e como COO na Casa & Video, tendo sido responsável pela administração de TI, lojas e armazéns. Participou da aquisição da Leader, onde atua como Diretor Executivo (CEO).

Rogério Rodrigues Bimbi Conselheiro Independente 23/04/2018

Formado em Economia pela UFRJ (1995) e com Pós-Graduação pela IBMEC (2002). Foi Diretor de Crédito na Losango Promotora de Vendas - HSBC, tendo atuado atividades relacionadas à gestão de risco da carteira e elaboração das políticas de crédito e cobrança de todos os produtos do portfólio, de 1998 a 2007. Ingressou em 2007 na Polo Capital Gestão de Recursos Ltda, tendo, em 2010, se tornado sócio sênior, adquirindo participação minoritária na Polo Capital e responsável pelas estratégias de Non Performing Loans e Private Equity (Special Situations). Figurou como diretor no Grupo Legion Holdings entre 2016 e 2017, atuando como responsável pela área de crédito e cobrança. Durante o período contribuiu para o desenvolvimento de estruturas de crédito nas empresas do grupo. Em 2016 fundou a ERG Risk Analysis S.A., plataforma digital voltada à concessão e gestão de crédito para Pequenas e Médias Empresas, ocupando desde então a posição de CEO.

Rodrigo Soares Lélles Conselheiro Independente 23/04/2018

Empreendedor de diversos negócios de Prestação de Serviços, em especial no ramo da Saúde, desde abril/2006. Anteriormente atuou na Atento Brasil S.A, de janeiro/2001 à dezembro/2006, em diversas funções até o cargo de Superintendente Comercial; foi Gerente de Negócios na Banco Santander Brasil S.A, de 2008 à 2001; foi Gerente de Expansão de Mercado no Unibanco S.A, de 2006 à 2008 e foi Supervisor de Vendas e Atendimento no Banco Nacional S.A, de 2004 à 2006. É graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Gerenciais/UNA - Belo Horizonte, em 2001, com MBA Executivo Internacional com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas/FGV, em 2005. Em 2017 participou do "Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Administração da Fundação Dom Cabral" e também do "Curso para Conselheiros de Administração" do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Rodrigo de Alvarenga Conselheiro Independente 23/04/2018

Graduado em Administração pela Universidade Paulista ("UNIP"), especialização em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná ("UFPR"), mestrado profissional em Desenvolvimento Econômico pela UFPR, Entrepreneurship, Boston College, Exponentials - Singularity University - Silicon Valley, em curso PhD Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ("PUCSP"). O Sr. Alvarenga possui 8 anos de experiência com startups, inovação, tecnologia e empreendedorismo de alto impacto, no Brasil e no exterior (USA - Sillicon Valley, Boston, Miami, NY entre outros), além de 21 anos de experiência profissional em instituições financeiras(Banco Safra S.A., Banco Santander Brasil S.A., HSBC Bank Brasil S.A. - Banco Múltiplo e Banco Bamerindus do Brasil S.A.), com passagens em diversas áreas relevantes, desde o Varejo até o Large Corporate, incluindo a Área Internacional, Investment Banking e Áreas Comerciais, Experiência como Superintendente Regional e Gerente Geral de operações de Corporate Banking e Middle Market no Brasil, Produtos e Tesouraria, atuando como membro do Comitê de Crédito de Instituição Financeira. Atuou em Áreas Internacionais e de Produtos, incluindo, mas não se limitando, a clientes e oportunidades de negócios internacionais intragrupo, Mercado de Capitais, Operações Estruturadas, Sindicalizações, ECA´s, Projeto Finance, Operações em moeda local e externa, Private Placements, em vários setores de atividade (Oil &Gas, Commodities, Fertilizantes, Portos, Setor Elétrico, Telecom, Bens de Capital, Eletrônico).

Gustavo Fleichman Conselheiro Independente 23/04/2018

Advogado com 30 anos de experiência profissional. Além da formação em direito, tem pós-graduação em direito tributário e em gestão empresarial. Ocupou posições jurídico/executivas em empresas de telecomunicações, petróleo e combustíveis, com representação institucional nestes setores através de sindicatos e associações da indústria. Como executivo de corporações atuou como Secretário Geral e Vice-presidente jurídico da Telefônica no Brasil (abril de 2006 a maio de 2011), além já ter ocupado as posições de Diretor Jurídico da Telemar/Oi (abril de 2002 a novembro de 2004), Vice-presidente Jurídico da Shell Brasil SA (agosto de 1998 a abril de 2002) e Gerente Geral Jurídico da Cia Brasileira de Petróleo Ipiranga (fevereiro de 1993 a julho de 1998). Foi advogado associado ao escritório de advocacia Bulhões Pedreira, Bulhões de Carvalho (novembro de 2004 a abril de 2006). Fundou em junho de 2011 seu próprio escritório Fleichman Sociedade de Advogados, situado em São Paulo, cujo foco é prestar assistência jurídica e estratégica para empresas em diversos setores com clientes em Telecomunicações, Seguros, Incorporação Imobiliária, Navegação, Prestação de Serviços e indústria em geral. Em sua atuação institucional foi Diretor Jurídico do Sindicato das Empresas de Telecomunicações - Sinditelebrasil quando de sua fundação e teve larga atuação no Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis - SINDICOM no combate ao comércio irregular de combustíveis, aonde chegou a ocupar a posição de Vice Presidente Jurídico. Foi Conselheiro Seccional da OAB Rio de Janeiro de 2003 a 2006 e Conselheiro Seccional da OAB São Paulo de janeiro de 2010 a dezembro de 2012.

Rafael de Souza Morsch Conselheiro Independente 23/04/2018

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi Trainee de Analista de Investimentos da Solidus S/A CCVM (março/2011 - julho/2012). Desde agosto/2012 é Sócio e Diretor de Pesquisa da Zenith Asset Management Ltda. Foi membro efetivo do conselho fiscal das seguintes companhias: Excelsior Alimentos S.A., no exercício de 2017; Companhia Tecidos Santanense S.A., nos exercícios de 2016 e 2017; Forjas Taurus S.A., no exercício de 2016. Foi membro suplente do conselho fiscal das seguintes companhias: Companhia Tecidos Santanense S.A. no exercício de 2015 e Encorpar S.A. no exercício de 2014.

Diretoria Estatutária

  • Composta de no mínimo 2 e no máximo 5 Diretores, sendo 1 Diretor Presidente, 1 Diretor de Finanças, 1 Diretor de Relações com Investidores, e os demais, Diretores, sem designação específica
  • Eleitos pelo Conselho de Administração
  • Mandato de 2 anos, permitida a reeleição
Nome Cargo
Nelson Armbrust Diretor Presidente

Nelson Armbrust foi CEO da Atento Brasil (Diretoria Regional Brasil) de 2010 até 2016, tendo atuado no Grupo Atento desde 1999 em diversas funções incluindo: Diretor Executivo Comercial e de Negócios e VP Comercial, Marketing e Negócios - Brasil; Diretor Geral para a Argentina e Uruguai; Diretor de Negócios para América Latina e Alianças Estratégicas nos Estados Unidos. Anteriormente, de 1987 a 1999, ocupou cargos de liderança nas áreas de produtos, projetos e comercial na Siemens Brasil.

André Tavares Paradizi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

O Sr. André Tavares Paradizi ingressou na Liq em 2016 como Diretor de Controle e Gestão, participando ativamente no processo de redução de custos da Companhia. Antes da Liq, André Paradizi ocupou a posição de Diretor Administrativo e Financeiro na Ericsson Inovação S.A. entre 2015 e 2016. De 2008 a 2015, ocupou diversos cargos de liderança nas áreas financeira e administrativa no grupo Telefónica Brasil e entre 1998 e 2008 trabalhou na Telemig Celular nas áreas administrativa e financeira. É formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade Fumec de Minas Gerais, com MBA Executivo de Finanças pelo IBMEC e pós-graduado em Marketing pela Fundação Dom Cabral.

Cristiane Almeida de Souza Cé Diretora Jurídica e de Compliance

Cristiane Almeida de Souza Cé, atua como responsável pela área jurídica da Liq desde novembro/2014, tendo sido eleita para o cargo de Diretora Jurídica e Compliance em março/ 2016. Foi Gerente Geral Jurídica da Lojas Renner, Gerente Jurídica da Midea Carrier e Kidde South America, Gerente Jurídica da AES Sul Distribuidora de Energia Elétrica e trabalhou também no escritório Veirano Advogados. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com pós-graduação em Direito Societário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e curso de extensão na Universidade da Virginia (EUA).

Marcelo Luiz Dias Chianello Diretora de Negócios e Marketing

Marcelo Luiz Dias Chianello possui 25 anos de experiência no segmento de BPO CRM. Como experiência profissional, foi Fundador e CEO da ello Atelier do Comportamento, Consultoria Especializada em Educação Corporativa (2011 a 2016); Chief Operations Officer, Chief Human Resources Officer e Membro do Board Executivo da Teleperformance Brasil (2005 a 2011); Diretor Geral de Operações da Oi Móvel, Diretor de Vendas e Retenção da Oi Fixa, e Diretor Geral de Operações Multissetor na Liq (2003 a 2005); Diretor de Operações Vivo e Diretor de Qualidade da Atento Brasil/ Quatro A (1998 a 2003); Gerente de Atendimento do Unibanco 30 Horas e Gerente Geral de Qualidade do Unibanco 30 Horas (1992 a 1998). Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialização em Comunicação Corporativa pela FGV RJ; Especialização em Marketing de Serviços pela University of California, Berkeley; Master em Administração pela Universidad de Navarra; Especialização em Educação Corporativa e Capacitação de Voluntários para Grandes Eventos Internacionais pela UEL University of East London. Está na Liq desde março de 2016, como Diretor de Negócios Multisserviços e foi eleito como Diretor Estatutário em 10 de novembro de 2016.

Conselho Fiscal

  • Composto por 3 membros, e igual número de suplentes
  • Eleitos pela Assembleia Geral
Membros do Conselho Fiscal Cargo Eleição
Ademir José Scarpin Membro Efetivo 23/04/2018

Graduado em Administração de Empresas pela EAESP - FGV (1971/76) e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis Paulo Eiró (1977). Atua como sócio diretor da STCA Consultoria e Auditoria desde 2004. Atualmente é membro efetivo do Conselho Fiscal da Tiisa Infraestrutura e Investimentos S.A. desde abril/2016, da Investco S.A. desde abril/2015, da Transnordestina Logística S.A. desde abril/2012 e do Esporte Clube Pinheiros desde abril/2007. É membro efetivo do Comitê de Auditoria Estatutário da Hypermarcas S.A. desde julho/2016 e da JHSF Participações S.A. desde maio/2016. Também é membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Santa Fé desde 2013 e da Associação Beneficente e Assistencial Aquarela desde 2012, além de membro do Conselho Consultivo do Grupo Shark-Tratores, Máquinas Pesadas e Peças desde agosto/2015. Foi membro do Conselho de Administração da Aurus Participações S.A. (out/08 a abr/11) e da Companhia Metalúrgica Prada (jul/04 a jun/08); membro do Conselho Fiscal da BRASILAGRO Companhia Brasileira de Propriedades Agrícolas (out/11-nov/12); Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário S.A.- CCDI (abr/11 a abr/12); União Química Farmacêutica Nacional S.A. (jun/09 a jun/11); Cosan S.A. Indústria e Comércio (ago/07 a jul/09); Aços Villares S.A. (abr/04 a abr/09); Embraco (abr/05 a abr/06); Fundação Sistel de Seguridade Social (abr/03 a ago/03) e CSN (abr/98 a abr/99 e abr/01 a abr/02). Atuou como Diretor Financeiro na Engeform Construções e Comércio Ltda. (mai/13 a mai/15). Executivo principal da Companhia Metalúrgica Prada (jul/04 a ago/06) e Diretor de Controladoria na Brasil Telecom S.A (jul/01-ago/03). Vice-Presidente de Controladoria da Vésper (ago/99 e jun/01) e Diretor de Controladoria do Grupo Vicunha (85 a 99), Gerente de Auditoria interna da Corporação Bonfiglioli (84 a 85) e gerente de auditoria externa da PriceWaterhouseCoopers (72 a 84).

Demétrio Cokinos Membro Suplente 23/04/2018

Atua como auditor independente desde 1978, é sócio diretor da Cokinos Auditores e Consultores (fundada em 1990); há mais de dez anos é fiscal efetivo na Tomada de Contas da 5ª Seção de São Paulo e integra o GTFAPMP (Grupo Técnico de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Porte) há mais de cinco anos; desde 1º de janeiro de 2010 é Diretor Executivo do Sescon SP - Sindicato Patronal do Estado de São Paulo.

Eduardo Augusto Rocha Pocetti Membro Efetivo 23/04/2018

Bacharel em Ciências contábeis pela FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou por 39 anos na função de auditoria contábil, coordenando trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis de empresas e conglomerados empresariais de diversos segmentos. Possui 10 anos de experiência profissional em empresas de auditoria e na atuação como membro de conselho de administração e de conselho fiscal de outras companhias, a saber: Presidente da Diretoria Nacional do Ibracon para o triênio 2012- 2014; Membro do Conselho do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa - triênio 2012-2014; presidente da BDO Auditores e Consultores de maio de 2004 até abril de 2011; sócio da KPMG de abril de 2011 a outubro de 2014; Presidente do Conselho de Administração do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, para o triênio 2015-2017 e reeleito para o triênio 2018-2020; membro do Conselho Fiscal da Marfrig Global Foods desde abril de 2014; membro do Conselho Fiscal da Mahle Metal Leve S.A de abril de 2015 a abril de 2017; membro do Conselho Fiscal do Centro de Integração Empresa Escola CIEE, desde abril de 2015; Vice-Presidente do Grupo Latino-americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif), para o biênio 2016-2017 e Eleito Presidente para o biênio 2018-2019; Membro da Academia Brasileira deCiências Contábeis - Abracicon - Cadeira 26.

Massao Fábio Oya Membro Suplente 23/04/2018

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, SP (01/2000 a 12/2003), Pós-graduado em Gestão Financeira e Controladoria pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, SP 04/2007 a 12/2008. Sócio desde 2009 da Solução Governança Corporativa e Consultoria Ltda/ Jorge Lepeltier Consultores Associados; Analista Contábil Sênior na Parex Brasil S.A de 04/2007 a 07/2009; Analista Contábil na Econ Distribuição S.A de 04/2006 a 04/2007; Analista Contábil na IBAC S.A. (POZZANI) de 06/2000 a 07/2005. Atualmente é membro do conselho fiscal das seguintes companhias: São Martinho S.A. (Titular - jul/17 a atual e Suplente - jul/13 a jul/17); Banrisul - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Titular abr/17 a atual e Suplente abr/15 a abr/17l e Titular - fev/11 a jun/11); Companhia de Ferro Ligas da Bahia - Ferbasa (Titular - abr/17 a atual e Suplente - abr/13 a abr/17); Rossi Residencial S.A. (Titular - abr/17 a atual); Bicicletas Monark S.A. (Titular - abr/15 a atual e Suplente - abr/14 a abr/15); Cristal Pigmentos do Brasil S.A. (Titular - abr/13 a atual); WLM Indústria e Comércio S.A. (Titular - out/11 a atual); Pettenati Indústria Têxtil S.A (Titular - out/14 a atual e de out/10 a out/12); Alpargatas S.A. (Suplente - abr/17 a atual) e Schulz S.A. (Suplente - abr/17 a atual).

Vital Jorge Lopes Membro Efetivo 23/04/2018

Formação Acadêmica: Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo - FACESP (1979); Especialização em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (1984). Experiência Profissional: Diretor Executivo da Atos Partners, atuando como advisor independente ou como conselheiro consultivo especializado em reestruturações empresariais, fusões, aquisições e captações de recursos (mar/2017 - atualmente); Diretor Presidente e de Relações com Investidores na Log In Logística Intermodal S.A. (jul/2010 - jun/2016); Diretor Presidente e de Relações com Investidores na Fertilizantes Fosfatados S.A. - Fosfertil (mai/2006 - jun/2010); Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Vicunha Têxtil S.A. (jan/2004 - maio/2006); Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Bunge Fertilizantes S.A. (mai/1995 - jan/2004); Diretor Financeiro na SASCO - South American Sales Company (jul/1992 - mai/2005); Assessor Financeiro na Brasmotor S.A. (mai/1990 - jun/1992); Gerente de Auditoria na Price Waterhouse Auditores Independentes (ago/1977 - mai/1990); Conselhos de Administração: Ipiranga Serrana Fertilizantes S.A.; Fertilizantes Serrana S.A.; Fertisul S.A.; Fosbrasil S.A.; IAP S.A.; Fertilizantes Ouro Verde S.A.; Manah S.A. Bunge Fertilizantes S.A.; Fertifos Administração e Participações S.A.; Ultrafertil S.A.; Fosfertil S.A.; Lajes Logística S.A.; TVV - Terminal de Vila Velha S.A.

José Octávio Vianello de Mello Membro Suplente 23/04/2018

Formação acadêmica: PGA - Programa de Gestão Avançada, INSEAD, 2014; MBA em Gestão Empresarial, IBMEC, 1997; Graduação em Administração de Empresas, FAAP, 1986; e Graduação em Ciências Contábeis, FAAP, 1984. Experiência profissional: Conselheiro Independente de Administração, Conselheiro Fiscal e membro do Comitê de Finanças da Atlas Industria de Eletrodomésticos Ltda., Day Brasil S.A. e Seta Engenharia S.A., desde 2016; Presidente do Conselho de Administração da Administradora Educacional Novo Ateneu, de 2015 a 2016; Presidente Executivo (CEO) da Unipar Holding/Unipar Carbocloro, de 2008 a 2014. Possui sólida experiência corporativa e em gestão de empresa, com 30 anos de experiência profissional, envolvendo o comando das áreas de Controladoria, Administração, Finanças, Planejamento, Recursos Humanos, Contabilidade, Auditoria e TI, em empresas nacionais e multinacionais, e com grande experiência em projetos de M&A, compra e alienação de empresas. Possui habilidades em restruturação de empresas, planejamento estratégico e implantação de novos sistemas, procedimentos, controles e informações para gerenciamento corporativo (ERP).

Comitês Estatutários de Assessoramento ao Conselho de Administração

Comitê Financeiro - Fábio Soares de Miranda Carvalho
- Maurício Leonardo Hasson
- Rafael de Souza Morsch
- Márcio Adolpho Girão Barros Quixadá
- Gustavo Fleichman
Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Compliance - Fábio Soares de Miranda Carvalho
- Maurício Leonardo Hasson
- Rafael de Souza Morsch
- Márcio Adolpho Girão Barros Quixadá
- Rodrigo de Alvarenga
Comitê de Pessoas - Fábio Soares de Miranda Carvalho
- Maurício Leonardo Hasson
- Rodrigo Soares Lélles
- André Ferreira Peixoto
- Gustavo Fleichman
Comitê Estratégico Operacional - Fábio Soares de Miranda Carvalho
- Maurício Leonardo Hasson
- Rodrigo Soares Lélles
- Rogério Rodrigues Bimbi
- Rodrigo de Alvarenga
Comitê de Transformação - Fábio Soares de Miranda Carvalho
- Maurício Leonardo Hasson
- André Ferreira Peixoto
- Gustavo Fleichman
- Rogério Rodrigues Bimbi