Diretoria, Conselhos e Comitês

Conselho de Administração

  • Composto por no mínimo 5 e no máximo 9 membros, podendo eleger igual número de suplentes
  • Eleitos pela Assembleia Geral
  • Mandato de 2 anos, permitida a reeleição
Membros do Conselho de Administração Cargo Eleição
Fabio Soares de Miranda Carvalho Conselheiro Independente - Presidente 23/04/2018

Formado em Direito pela UFRJ (2000) e com Mestrado em Direito pela Universidade de Cambridge, Inglaterra (2002). Foi membro do escritório de advocacia Castro, Barros, Sobral, Gomes de 1999 a 2006. Quando se desligou do escritório para assumir uma posição de Managing Director na Alvarez & Marsal, ocupava a posição de sócio responsável para prática de restruturações. Em 2009 realizou a aquisição da Casa & Vídeo através de um leveraged buy-out em meio ao processo de recuperação judicial da varejista, tendo ocupado a posição de CEO 2009 a 2015. Após alienação do controle da Casa & Vídeo para o hedge fund Polo Capital em 2011, hoje permanece como acionista detentor de 49,9% das ações da companhia e membro do Conselho de Administração. Em 2015 fundou a Legion Holdings, companhia de investimentos focada na aquisição e gestão de companhias em fase de restruturação, tendo desde então adquirido participação no grupo controlador da Brasbunker S.A., assumindo a Presidência do Conselho de Administração, cargo que ocupa até o momento.

Márcio Adolpho Girão Barros Quixadá Conselheiro Independente - Vice Presidente 23/04/2018

É sócio titular do escritório Quixadá Advogados Associados. Foi Gerente de Controladoria Corporativa da Paranapanema S/A Ind. Mineração e Construção, de 1988 a 1991. Anteriormente atuou como Gerente de Auditoria da Pricewaterhouse Auditores Independente de 1984 a 1987, tendo ingressado na Pricewaterhouse em 1976. Formado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e em Direito pela Universidade Paulista (UNIP), com Especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursou o Making Corporate Boards More Effective Program da Harvard Business School.

Maurício Leonardo Hasson Conselheiro Independente 23/04/2018

É sócio sênior da Legion Holdings responsável por novos investimentos e monitoramento financeiro dos investimentos atuais. Ex-CFO do Grupo Oncoclinicas S.A., o maior centro de tratamento de câncer na América Latina, composto por 36 instalações em 9 estados, controladas por Victoria Capital Partners. Atuou como CFO da Vigor Alimentos S.A e liderou o spin-off da empresa da JBS S.A., bem como sua listagem no segmento do Novo Mercado. Mais de 12 anos de experiência em M&A e Bancos de Investimento, tendo trabalhado no Rothschild, Bear Stearns & Co, Merrill Lynch, com foco em consumo e financiadores. Graduado em Engenharia Mecânica e Industrial da PUC - RJ, com MBA da Universidade de Chicago - Booth (Classe de 05). Atualmente atua como membro do conselho consultivo do Chicago Booth Global CFO Forum.

André Ferreira Peixoto Conselheiro Independente 23/04/2018

É um executivo sênior especializado operações e gerenciamento de recuperação de ativos. Sócio fundador da Legion Holdings, graduou-se em Economia pelo IBMEC. Atuou como executivo de operações da BR Malls e como COO na Casa & Video, tendo sido responsável pela administração de TI, lojas e armazéns. Participou da aquisição da Leader, onde atua como Diretor Executivo (CEO).

Rogério Rodrigues Bimbi Conselheiro Independente 23/04/2018

Formado em Economia pela UFRJ (1995) e com Pós-Graduação pela IBMEC (2002). Foi Diretor de Crédito na Losango Promotora de Vendas - HSBC, tendo atuado atividades relacionadas à gestão de risco da carteira e elaboração das políticas de crédito e cobrança de todos os produtos do portfólio, de 1998 a 2007. Ingressou em 2007 na Polo Capital Gestão de Recursos Ltda, tendo, em 2010, se tornado sócio sênior, adquirindo participação minoritária na Polo Capital e responsável pelas estratégias de Non Performing Loans e Private Equity (Special Situations). Figurou como diretor no Grupo Legion Holdings entre 2016 e 2017, atuando como responsável pela área de crédito e cobrança. Durante o período contribuiu para o desenvolvimento de estruturas de crédito nas empresas do grupo. Em 2016 fundou a ERG Risk Analysis S.A., plataforma digital voltada à concessão e gestão de crédito para Pequenas e Médias Empresas, ocupando desde então a posição de CEO.

Rodrigo Soares Lélles Conselheiro Independente 23/04/2018

Empreendedor de diversos negócios de Prestação de Serviços, em especial no ramo da Saúde, desde abril/2006. Anteriormente atuou na Atento Brasil S.A, de janeiro/2001 à dezembro/2006, em diversas funções até o cargo de Superintendente Comercial; foi Gerente de Negócios na Banco Santander Brasil S.A, de 2008 à 2001; foi Gerente de Expansão de Mercado no Unibanco S.A, de 2006 à 2008 e foi Supervisor de Vendas e Atendimento no Banco Nacional S.A, de 2004 à 2006. É graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Gerenciais/UNA - Belo Horizonte, em 2001, com MBA Executivo Internacional com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas/FGV, em 2005. Em 2017 participou do "Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Administração da Fundação Dom Cabral" e também do "Curso para Conselheiros de Administração" do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Rodrigo de Alvarenga Conselheiro Independente 23/04/2018

Graduado em Administração pela Universidade Paulista ("UNIP"), especialização em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná ("UFPR"), mestrado profissional em Desenvolvimento Econômico pela UFPR, Entrepreneurship, Boston College, Exponentials - Singularity University - Silicon Valley, em curso PhD Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ("PUCSP"). O Sr. Alvarenga possui 8 anos de experiência com startups, inovação, tecnologia e empreendedorismo de alto impacto, no Brasil e no exterior (USA - Sillicon Valley, Boston, Miami, NY entre outros), além de 21 anos de experiência profissional em instituições financeiras(Banco Safra S.A., Banco Santander Brasil S.A., HSBC Bank Brasil S.A. - Banco Múltiplo e Banco Bamerindus do Brasil S.A.), com passagens em diversas áreas relevantes, desde o Varejo até o Large Corporate, incluindo a Área Internacional, Investment Banking e Áreas Comerciais, Experiência como Superintendente Regional e Gerente Geral de operações de Corporate Banking e Middle Market no Brasil, Produtos e Tesouraria, atuando como membro do Comitê de Crédito de Instituição Financeira. Atuou em Áreas Internacionais e de Produtos, incluindo, mas não se limitando, a clientes e oportunidades de negócios internacionais intragrupo, Mercado de Capitais, Operações Estruturadas, Sindicalizações, ECA´s, Projeto Finance, Operações em moeda local e externa, Private Placements, em vários setores de atividade (Oil &Gas, Commodities, Fertilizantes, Portos, Setor Elétrico, Telecom, Bens de Capital, Eletrônico).

Gustavo Fleichman Conselheiro Independente 23/04/2018

Advogado com 30 anos de experiência profissional. Além da formação em direito, tem pós-graduação em direito tributário e em gestão empresarial. Ocupou posições jurídico/executivas em empresas de telecomunicações, petróleo e combustíveis, com representação institucional nestes setores através de sindicatos e associações da indústria. Como executivo de corporações atuou como Secretário Geral e Vice-presidente jurídico da Telefônica no Brasil (abril de 2006 a maio de 2011), além já ter ocupado as posições de Diretor Jurídico da Telemar/Oi (abril de 2002 a novembro de 2004), Vice-presidente Jurídico da Shell Brasil SA (agosto de 1998 a abril de 2002) e Gerente Geral Jurídico da Cia Brasileira de Petróleo Ipiranga (fevereiro de 1993 a julho de 1998). Foi advogado associado ao escritório de advocacia Bulhões Pedreira, Bulhões de Carvalho (novembro de 2004 a abril de 2006). Fundou em junho de 2011 seu próprio escritório Fleichman Sociedade de Advogados, situado em São Paulo, cujo foco é prestar assistência jurídica e estratégica para empresas em diversos setores com clientes em Telecomunicações, Seguros, Incorporação Imobiliária, Navegação, Prestação de Serviços e indústria em geral. Em sua atuação institucional foi Diretor Jurídico do Sindicato das Empresas de Telecomunicações - Sinditelebrasil quando de sua fundação e teve larga atuação no Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis - SINDICOM no combate ao comércio irregular de combustíveis, aonde chegou a ocupar a posição de Vice Presidente Jurídico. Foi Conselheiro Seccional da OAB Rio de Janeiro de 2003 a 2006 e Conselheiro Seccional da OAB São Paulo de janeiro de 2010 a dezembro de 2012.

Rafael de Souza Morsch Conselheiro Independente 23/04/2018

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi Trainee de Analista de Investimentos da Solidus S/A CCVM (março/2011 - julho/2012). Desde agosto/2012 é Sócio e Diretor de Pesquisa da Zenith Asset Management Ltda. Foi membro efetivo do conselho fiscal das seguintes companhias: Excelsior Alimentos S.A., no exercício de 2017; Companhia Tecidos Santanense S.A., nos exercícios de 2016 e 2017; Forjas Taurus S.A., no exercício de 2016. Foi membro suplente do conselho fiscal das seguintes companhias: Companhia Tecidos Santanense S.A. no exercício de 2015 e Encorpar S.A. no exercício de 2014.

Diretoria Estatutária

  • Composta de no mínimo 2 e no máximo 5 Diretores, sendo 1 Diretor Presidente, 1 Diretor de Finanças, 1 Diretor de Relações com Investidores, e os demais, Diretores, sem designação específica
  • Eleitos pelo Conselho de Administração
  • Mandato de 2 anos, permitida a reeleição
Nome Cargo
Marcelo Luiz Dias Chianello Diretor Presidente

Marcelo Luiz Dias Chianello possui 25 anos de experiência no segmento de BPO CRM. Como experiência profissional, foi Fundador e CEO da ello Atelier do Comportamento, Consultoria Especializada em Educação Corporativa (2011 a 2016); Chief Operations Officer, Chief Human Resources Officer e Membro do Board Executivo da Teleperformance Brasil (2005 a 2011); Diretor Geral de Operações da Oi Móvel, Diretor de Vendas e Retenção da Oi Fixa, e Diretor Geral de Operações Multissetor na Liq (2003 a 2005); Diretor de Operações Vivo e Diretor de Qualidade da Atento Brasil/ Quatro A (1998 a 2003); Gerente de Atendimento do Unibanco 30 Horas e Gerente Geral de Qualidade do Unibanco 30 Horas (1992 a 1998). Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialização em Comunicação Corporativa pela FGV RJ; Especialização em Marketing de Serviços pela University of California, Berkeley; Master em Administração pela Universidad de Navarra; Especialização em Educação Corporativa e Capacitação de Voluntários para Grandes Eventos Internacionais pela UEL University of East London. Está na Liq desde março de 2016, como Diretor de Negócios Multisserviços e foi eleito como Diretor Estatutário em 10 de novembro de 2016. Em 31 de julho de 2018, foi eleito Diretor Presidente da Liq.

André Tavares Paradizi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

O Sr. André Tavares Paradizi ingressou na Liq em 2016 como Diretor de Controle e Gestão, participando ativamente no processo de redução de custos da Companhia. Antes da Liq, André Paradizi ocupou a posição de Diretor Administrativo e Financeiro na Ericsson Inovação S.A. entre 2015 e 2016. De 2008 a 2015, ocupou diversos cargos de liderança nas áreas financeira e administrativa no grupo Telefónica Brasil e entre 1998 e 2008 trabalhou na Telemig Celular nas áreas administrativa e financeira. É formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade Fumec de Minas Gerais, com MBA Executivo de Finanças pelo IBMEC e pós-graduado em Marketing pela Fundação Dom Cabral.

Cristiane Almeida de Souza Cé Diretora Jurídica e de Compliance

Cristiane Almeida de Souza Cé, atua como responsável pela área jurídica da Liq desde novembro/2014, tendo sido eleita para o cargo de Diretora Jurídica e Compliance em março/ 2016. Foi Gerente Geral Jurídica da Lojas Renner, Gerente Jurídica da Midea Carrier e Kidde South America, Gerente Jurídica da AES Sul Distribuidora de Energia Elétrica e trabalhou também no escritório Veirano Advogados. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com pós-graduação em Direito Societário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e curso de extensão na Universidade da Virginia (EUA).

Conselho Fiscal

  • Composto por 3 membros, e igual número de suplentes
  • Eleitos pela Assembleia Geral
Membros do Conselho Fiscal Cargo Eleição
Ademir José Scarpin Membro Efetivo 23/04/2018

Graduado em Administração de Empresas pela EAESP - FGV (1971/76) e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis Paulo Eiró (1977). Atua como sócio diretor da STCA Consultoria e Auditoria desde 2004. Atualmente é membro efetivo do Conselho Fiscal da Tiisa Infraestrutura e Investimentos S.A. desde abril/2016, da Investco S.A. desde abril/2015, da Transnordestina Logística S.A. desde abril/2012 e do Esporte Clube Pinheiros desde abril/2007. É membro efetivo do Comitê de Auditoria Estatutário da Hypermarcas S.A. desde julho/2016 e da JHSF Participações S.A. desde maio/2016. Também é membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Santa Fé desde 2013 e da Associação Beneficente e Assistencial Aquarela desde 2012, além de membro do Conselho Consultivo do Grupo Shark-Tratores, Máquinas Pesadas e Peças desde agosto/2015. Foi membro do Conselho de Administração da Aurus Participações S.A. (out/08 a abr/11) e da Companhia Metalúrgica Prada (jul/04 a jun/08); membro do Conselho Fiscal da BRASILAGRO Companhia Brasileira de Propriedades Agrícolas (out/11-nov/12); Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário S.A.- CCDI (abr/11 a abr/12); União Química Farmacêutica Nacional S.A. (jun/09 a jun/11); Cosan S.A. Indústria e Comércio (ago/07 a jul/09); Aços Villares S.A. (abr/04 a abr/09); Embraco (abr/05 a abr/06); Fundação Sistel de Seguridade Social (abr/03 a ago/03) e CSN (abr/98 a abr/99 e abr/01 a abr/02). Atuou como Diretor Financeiro na Engeform Construções e Comércio Ltda. (mai/13 a mai/15). Executivo principal da Companhia Metalúrgica Prada (jul/04 a ago/06) e Diretor de Controladoria na Brasil Telecom S.A (jul/01-ago/03). Vice-Presidente de Controladoria da Vésper (ago/99 e jun/01) e Diretor de Controladoria do Grupo Vicunha (85 a 99), Gerente de Auditoria interna da Corporação Bonfiglioli (84 a 85) e gerente de auditoria externa da PriceWaterhouseCoopers (72 a 84).

Demétrio Cokinos Membro Suplente 23/04/2018

Atua como auditor independente desde 1978, é sócio diretor da Cokinos Auditores e Consultores (fundada em 1990); há mais de dez anos é fiscal efetivo na Tomada de Contas da 5ª Seção de São Paulo e integra o GTFAPMP (Grupo Técnico de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Porte) há mais de cinco anos; desde 1º de janeiro de 2010 é Diretor Executivo do Sescon SP - Sindicato Patronal do Estado de São Paulo.

Eduardo Augusto Rocha Pocetti Membro Efetivo 23/04/2018

Bacharel em Ciências contábeis pela FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou por 39 anos na função de auditoria contábil, coordenando trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis de empresas e conglomerados empresariais de diversos segmentos. Possui 10 anos de experiência profissional em empresas de auditoria e na atuação como membro de conselho de administração e de conselho fiscal de outras companhias, a saber: Presidente da Diretoria Nacional do Ibracon para o triênio 2012- 2014; Membro do Conselho do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa - triênio 2012-2014; presidente da BDO Auditores e Consultores de maio de 2004 até abril de 2011; sócio da KPMG de abril de 2011 a outubro de 2014; Presidente do Conselho de Administração do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, para o triênio 2015-2017 e reeleito para o triênio 2018-2020; membro do Conselho Fiscal da Marfrig Global Foods desde abril de 2014; membro do Conselho Fiscal da Mahle Metal Leve S.A de abril de 2015 a abril de 2017; membro do Conselho Fiscal do Centro de Integração Empresa Escola CIEE, desde abril de 2015; Vice-Presidente do Grupo Latino-americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif), para o biênio 2016-2017 e Eleito Presidente para o biênio 2018-2019; Membro da Academia Brasileira deCiências Contábeis - Abracicon - Cadeira 26.

Massao Fábio Oya Membro Suplente 23/04/2018

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, SP (01/2000 a 12/2003), Pós-graduado em Gestão Financeira e Controladoria pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, SP 04/2007 a 12/2008. Sócio desde 2009 da Solução Governança Corporativa e Consultoria Ltda/ Jorge Lepeltier Consultores Associados; Analista Contábil Sênior na Parex Brasil S.A de 04/2007 a 07/2009; Analista Contábil na Econ Distribuição S.A de 04/2006 a 04/2007; Analista Contábil na IBAC S.A. (POZZANI) de 06/2000 a 07/2005. Atualmente é membro do conselho fiscal das seguintes companhias: São Martinho S.A. (Titular - jul/17 a atual e Suplente - jul/13 a jul/17); Banrisul - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Titular abr/17 a atual e Suplente abr/15 a abr/17l e Titular - fev/11 a jun/11); Companhia de Ferro Ligas da Bahia - Ferbasa (Titular - abr/17 a atual e Suplente - abr/13 a abr/17); Rossi Residencial S.A. (Titular - abr/17 a atual); Bicicletas Monark S.A. (Titular - abr/15 a atual e Suplente - abr/14 a abr/15); Cristal Pigmentos do Brasil S.A. (Titular - abr/13 a atual); WLM Indústria e Comércio S.A. (Titular - out/11 a atual); Pettenati Indústria Têxtil S.A (Titular - out/14 a atual e de out/10 a out/12); Alpargatas S.A. (Suplente - abr/17 a atual) e Schulz S.A. (Suplente - abr/17 a atual).

Vital Jorge Lopes Membro Efetivo 23/04/2018

Formação Acadêmica: Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo - FACESP (1979); Especialização em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (1984). Experiência Profissional: Diretor Executivo da Atos Partners, atuando como advisor independente ou como conselheiro consultivo especializado em reestruturações empresariais, fusões, aquisições e captações de recursos (mar/2017 - atualmente); Diretor Presidente e de Relações com Investidores na Log In Logística Intermodal S.A. (jul/2010 - jun/2016); Diretor Presidente e de Relações com Investidores na Fertilizantes Fosfatados S.A. - Fosfertil (mai/2006 - jun/2010); Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Vicunha Têxtil S.A. (jan/2004 - maio/2006); Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Bunge Fertilizantes S.A. (mai/1995 - jan/2004); Diretor Financeiro na SASCO - South American Sales Company (jul/1992 - mai/2005); Assessor Financeiro na Brasmotor S.A. (mai/1990 - jun/1992); Gerente de Auditoria na Price Waterhouse Auditores Independentes (ago/1977 - mai/1990); Conselhos de Administração: Ipiranga Serrana Fertilizantes S.A.; Fertilizantes Serrana S.A.; Fertisul S.A.; Fosbrasil S.A.; IAP S.A.; Fertilizantes Ouro Verde S.A.; Manah S.A. Bunge Fertilizantes S.A.; Fertifos Administração e Participações S.A.; Ultrafertil S.A.; Fosfertil S.A.; Lajes Logística S.A.; TVV - Terminal de Vila Velha S.A.

José Octávio Vianello de Mello Membro Suplente 23/04/2018

Formação acadêmica: PGA - Programa de Gestão Avançada, INSEAD, 2014; MBA em Gestão Empresarial, IBMEC, 1997; Graduação em Administração de Empresas, FAAP, 1986; e Graduação em Ciências Contábeis, FAAP, 1984. Experiência profissional: Conselheiro Independente de Administração, Conselheiro Fiscal e membro do Comitê de Finanças da Atlas Industria de Eletrodomésticos Ltda., Day Brasil S.A. e Seta Engenharia S.A., desde 2016; Presidente do Conselho de Administração da Administradora Educacional Novo Ateneu, de 2015 a 2016; Presidente Executivo (CEO) da Unipar Holding/Unipar Carbocloro, de 2008 a 2014. Possui sólida experiência corporativa e em gestão de empresa, com 30 anos de experiência profissional, envolvendo o comando das áreas de Controladoria, Administração, Finanças, Planejamento, Recursos Humanos, Contabilidade, Auditoria e TI, em empresas nacionais e multinacionais, e com grande experiência em projetos de M&A, compra e alienação de empresas. Possui habilidades em restruturação de empresas, planejamento estratégico e implantação de novos sistemas, procedimentos, controles e informações para gerenciamento corporativo (ERP).

Comitês Estatutários de Assessoramento ao Conselho de Administração

Comitê Financeiro - Fábio Soares de Miranda Carvalho
- Maurício Leonardo Hasson
- Rafael de Souza Morsch
- Márcio Adolpho Girão Barros Quixadá
- Gustavo Fleichman
Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Compliance - Fábio Soares de Miranda Carvalho
- Maurício Leonardo Hasson
- Rafael de Souza Morsch
- Márcio Adolpho Girão Barros Quixadá
- Rodrigo de Alvarenga
Comitê de Pessoas - Fábio Soares de Miranda Carvalho
- Maurício Leonardo Hasson
- Rodrigo Soares Lélles
- André Ferreira Peixoto
- Gustavo Fleichman
Comitê Estratégico Operacional - Fábio Soares de Miranda Carvalho
- Maurício Leonardo Hasson
- Rodrigo Soares Lélles
- Rogério Rodrigues Bimbi
- Rodrigo de Alvarenga
Comitê de Transformação - Fábio Soares de Miranda Carvalho
- Maurício Leonardo Hasson
- André Ferreira Peixoto
- Gustavo Fleichman
- Rogério Rodrigues Bimbi