Diretoria, Conselhos e Comitês

Conselho de Administração

  • Composto por no mínimo 5 e no máximo 9 membros, podendo eleger igual número de suplentes
  • Eleitos pela Assembleia Geral
  • Mandato de 2 anos, permitida a reeleição
Membros do Conselho de Administração Cargo Eleição
André Ferreira Peixoto Conselheiro Independente 11/07/2019

É um executivo sênior especializado operações e gerenciamento de recuperação de ativos. Sócio fundador da Legion Holdings, graduou-se em Economia pelo IBMEC. Atuou como executivo de operações da BR Malls e como COO na Casa & Video, tendo sido responsável pela administração de TI, lojas e armazéns. Participou da aquisição da Leader, onde atua como Diretor Executivo (CEO).

Márcio Adolpho Girão Barros Quixadá Conselheiro Independente 11/07/2019

É sócio titular do escritório Quixadá Advogados Associados. Foi Gerente de Controladoria Corporativa da Paranapanema S/A Ind. Mineração e Construção, de 1988 a 1991. Anteriormente atuou como Gerente de Auditoria da Pricewaterhouse Auditores Independente de 1984 a 1987, tendo ingressado na Pricewaterhouse em 1976. Formado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e em Direito pela Universidade Paulista (UNIP), com Especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursou o Making Corporate Boards More Effective Program da Harvard Business School.

Fernando Perez Ruiz Conselheiro Independente 11/07/2019

Profissional com 20 anos de experiência no mercado financeiro e de capitais. Atuou no Bradesco na área de bolsa de valores, estruturando, originando e executando diversas operações de mercado de capitais tais como OPAs, IPOs, block trades e processos de privatizações. Em 2003, se juntou à Interamericana Ltda. como consultor responsável pela área de estruturação financeira e gestão de family offices. Em 2004, participou da formação da Aggrego Consultores atuando como sócio responsável pela área de M&A, funding e desenvolvimento de negócios para clientes locais e estrangeiros. Como assessor financeiro, coordenou diversas transações e captações. Em mandatos de assessoria financeira coordenou a venda da Locomotiva (Alpargatas) para Grupo Brasfanta, aquisição da Serasa pela Experian Plc., aquisição da Interactiva Brasil pelo Grupo IMI Plc., entre outras transações. Membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento - IBRACEM, Agente Autônomo de Investimento ANCORD, é graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, Direito pela Universidade Mackenzie e especialização em negociação.

Guilherme Henriques de Araújo Conselheiro Independente 11/07/2019

Guilherme Henriques possui 21 anos de experiência profissional, ocupou posições executivas em empresas de grande porte, nas áreas de telecomunicações (Brasil Telecom), comunicações e logística (Correios), bem como, na indústria de produtos de higiene e limpeza (Bombril), com representação institucional nestes setores através de sindicatos e associações da indústria, bem como da FIESP. Como executivo de corporações atuou como Diretor Jurídico Adjunto (07/2007 a 04/2009), General Counsel, Diretor de Relações Institucionais, de Relações Governamentais e de Relações com Investidores (04/2013 a 07/2016) e, finalmente, como Vice Presidente Financeiro e de Controladoria (06/2018 a 09/2018). Atuou na banca de advocacia fluminense Dumans & Cerqueira Advogados por aproximadamente 10 anos. Em 2009 fundou seu próprio escritório Guilherme Henriques Advogados Associados, cujo foco é prestar assistência jurídica e estratégica para empresas. Em sua atuação institucional foi Diretor Presidente do Instituto Ronaldo Sampaio Ferreira (Bombril) - 2014/2016, Vice-Presidente da ABIPLA - Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins 2013/2016, Diretor do SIPLA - Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos de Limpeza 2013/2016, Delegado Efetivo na Fiesp - Federação das Industrias do Estado de São Paulo 2014/2016, Membro Titular do Comitê Jurídico da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS CONCESSIONÁRIAS DE TELEFONIA FIXA COMUTADA - ABRAFIX - 2008/2009, Membro Titular do Comitê Jurídico da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS OPERADORAS DE CELULARES - ACEL - 2008/2009, além de PROCURADOR e MEMBRO de COMISSÕES da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Rio de Janeiro - 2006/2007.

Gustavo Fleichman Conselheiro Independente 11/07/2019

Advogado com 30 anos de experiência profissional. Além da formação em direito, tem pós-graduação em direito tributário e em gestão empresarial. Ocupou posições jurídico/executivas em empresas de telecomunicações, petróleo e combustíveis, com representação institucional nestes setores através de sindicatos e associações da indústria. Como executivo de corporações atuou como Secretário Geral e Vice-presidente jurídico da Telefônica no Brasil (abril de 2006 a maio de 2011), além já ter ocupado as posições de Diretor Jurídico da Telemar/Oi (abril de 2002 a novembro de 2004), Vice-presidente Jurídico da Shell Brasil SA (agosto de 1998 a abril de 2002) e Gerente Geral Jurídico da Cia Brasileira de Petróleo Ipiranga (fevereiro de 1993 a julho de 1998). Foi advogado associado ao escritório de advocacia Bulhões Pedreira, Bulhões de Carvalho (novembro de 2004 a abril de 2006). Fundou em junho de 2011 seu próprio escritório Fleichman Sociedade de Advogados, situado em São Paulo, cujo foco é prestar assistência jurídica e estratégica para empresas em diversos setores com clientes em Telecomunicações, Seguros, Incorporação Imobiliária, Navegação, Prestação de Serviços e indústria em geral. Em sua atuação institucional foi Diretor Jurídico do Sindicato das Empresas de Telecomunicações - Sinditelebrasil quando de sua fundação e teve larga atuação no Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis - SINDICOM no combate ao comércio irregular de combustíveis, aonde chegou a ocupar a posição de Vice Presidente Jurídico. Foi Conselheiro Seccional da OAB Rio de Janeiro de 2003 a 2006 e Conselheiro Seccional da OAB São Paulo de janeiro de 2010 a dezembro de 2012.

Diretoria Estatutária

  • Composta de no mínimo 2 e no máximo 5 Diretores, sendo 1 Diretor Presidente, 1 Diretor de Finanças, 1 Diretor de Relações com Investidores, e os demais, Diretores, sem designação específica
  • Eleitos pelo Conselho de Administração
  • Mandato de 2 anos, permitida a reeleição
Nome Cargo
André Felipe Rosado França Diretor Presidente

André Felipe Rosado França possui mais de 20 anos de experiência profissional, o executivo de 41 anos é graduado em Economia pela UFRJ e pósgraduado em Mercado de Capitais pela PUC-RIO. França iniciou sua carreira como Analista de Crédito na SR Rating e Analista Financeiro na área de controle e gestão da EMBRAER. Foi Gerente de Operações na Contax no desenvolvimento do setor de cobrança e liderou projetos de finanças como Gerente na Accenture. Além disso, atuou como CFO na VOKI S.A. (joint venture entre Telefónica, Intel Capital e IdeiasNet). Desde 2010, o executivo atua em posições de liderança em empresas do setor de serviços, com destaque para os últimos quatro anos na posição de Diretor Geral da AVIT Gestão e WRR Investimentos S.A., no comando de empresas do setor de serviços de manutenção industrial e facilities.

Luciano Bressan Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Luciano Bressan possui 41 anos de idade e 20 anos de experiência na área financeira, desenvolvendo sua carreira nos mercados de Telecom e Serviços. Atuou em diferentes posições no financeiro corporativo do Grupo Telefónica, liderando equipes nas áreas de Gestão e Controle Financeiro, Derivativos, Gestão de Risco, Planejamento e Operações Estruturadas, no Brasil e na Espanha. Durante 6 anos, foi CFO da Telefónica Factoring do Brasil (joint-venture da Telefónica, Bradesco, La Caixa e BBVA). Desde 2014 atua como CFO na Avit Gestão S.A. e WRR Investimentos S.A., responsável pela área financeira de empresas de manutenção industrial e facilities. Graduado em Administração de Empresas pela FGV EAESP e MBA na Universidad Antonio de Nebrija, Madri, Espanha

Conselho Fiscal

  • Composto por 3 membros, e igual número de suplentes
  • Eleitos pela Assembleia Geral
Membros do Conselho Fiscal Cargo Eleição
Ademir José Scarpin Membro Efetivo 23/04/2018

Graduado em Administração de Empresas pela EAESP - FGV (1971/76) e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis Paulo Eiró (1977). Atua como sócio diretor da STCA Consultoria e Auditoria desde 2004. Atualmente é membro efetivo do Conselho Fiscal da Tiisa Infraestrutura e Investimentos S.A. desde abril/2016, da Investco S.A. desde abril/2015, da Transnordestina Logística S.A. desde abril/2012 e do Esporte Clube Pinheiros desde abril/2007. É membro efetivo do Comitê de Auditoria Estatutário da Hypermarcas S.A. desde julho/2016 e da JHSF Participações S.A. desde maio/2016. Também é membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Santa Fé desde 2013 e da Associação Beneficente e Assistencial Aquarela desde 2012, além de membro do Conselho Consultivo do Grupo Shark-Tratores, Máquinas Pesadas e Peças desde agosto/2015. Foi membro do Conselho de Administração da Aurus Participações S.A. (out/08 a abr/11) e da Companhia Metalúrgica Prada (jul/04 a jun/08); membro do Conselho Fiscal da BRASILAGRO Companhia Brasileira de Propriedades Agrícolas (out/11-nov/12); Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário S.A.- CCDI (abr/11 a abr/12); União Química Farmacêutica Nacional S.A. (jun/09 a jun/11); Cosan S.A. Indústria e Comércio (ago/07 a jul/09); Aços Villares S.A. (abr/04 a abr/09); Embraco (abr/05 a abr/06); Fundação Sistel de Seguridade Social (abr/03 a ago/03) e CSN (abr/98 a abr/99 e abr/01 a abr/02). Atuou como Diretor Financeiro na Engeform Construções e Comércio Ltda. (mai/13 a mai/15). Executivo principal da Companhia Metalúrgica Prada (jul/04 a ago/06) e Diretor de Controladoria na Brasil Telecom S.A (jul/01-ago/03). Vice-Presidente de Controladoria da Vésper (ago/99 e jun/01) e Diretor de Controladoria do Grupo Vicunha (85 a 99), Gerente de Auditoria interna da Corporação Bonfiglioli (84 a 85) e gerente de auditoria externa da PriceWaterhouseCoopers (72 a 84).

Eduardo Augusto Rocha Pocetti Membro Efetivo 23/04/2018

Bacharel em Ciências contábeis pela FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou por 39 anos na função de auditoria contábil, coordenando trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis de empresas e conglomerados empresariais de diversos segmentos. Possui 10 anos de experiência profissional em empresas de auditoria e na atuação como membro de conselho de administração e de conselho fiscal de outras companhias, a saber: Presidente da Diretoria Nacional do Ibracon para o triênio 2012- 2014; Membro do Conselho do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa - triênio 2012-2014; presidente da BDO Auditores e Consultores de maio de 2004 até abril de 2011; sócio da KPMG de abril de 2011 a outubro de 2014; Presidente do Conselho de Administração do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, para o triênio 2015-2017 e reeleito para o triênio 2018-2020; membro do Conselho Fiscal da Marfrig Global Foods desde abril de 2014; membro do Conselho Fiscal da Mahle Metal Leve S.A de abril de 2015 a abril de 2017; membro do Conselho Fiscal do Centro de Integração Empresa Escola CIEE, desde abril de 2015; Vice-Presidente do Grupo Latino-americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif), para o biênio 2016-2017 e Eleito Presidente para o biênio 2018-2019; Membro da Academia Brasileira deCiências Contábeis - Abracicon - Cadeira 26.

Massao Fábio Oya Membro Suplente 23/04/2018

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, SP (01/2000 a 12/2003), Pós-graduado em Gestão Financeira e Controladoria pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, SP 04/2007 a 12/2008. Sócio desde 2009 da Solução Governança Corporativa e Consultoria Ltda/ Jorge Lepeltier Consultores Associados; Analista Contábil Sênior na Parex Brasil S.A de 04/2007 a 07/2009; Analista Contábil na Econ Distribuição S.A de 04/2006 a 04/2007; Analista Contábil na IBAC S.A. (POZZANI) de 06/2000 a 07/2005. Atualmente é membro do conselho fiscal das seguintes companhias: São Martinho S.A. (Titular - jul/17 a atual e Suplente - jul/13 a jul/17); Banrisul - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Titular abr/17 a atual e Suplente abr/15 a abr/17l e Titular - fev/11 a jun/11); Companhia de Ferro Ligas da Bahia - Ferbasa (Titular - abr/17 a atual e Suplente - abr/13 a abr/17); Rossi Residencial S.A. (Titular - abr/17 a atual); Bicicletas Monark S.A. (Titular - abr/15 a atual e Suplente - abr/14 a abr/15); Cristal Pigmentos do Brasil S.A. (Titular - abr/13 a atual); WLM Indústria e Comércio S.A. (Titular - out/11 a atual); Pettenati Indústria Têxtil S.A (Titular - out/14 a atual e de out/10 a out/12); Alpargatas S.A. (Suplente - abr/17 a atual) e Schulz S.A. (Suplente - abr/17 a atual).

Vital Jorge Lopes Membro Efetivo 23/04/2018

Formação Acadêmica: Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo - FACESP (1979); Especialização em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (1984). Experiência Profissional: Diretor Executivo da Atos Partners, atuando como advisor independente ou como conselheiro consultivo especializado em reestruturações empresariais, fusões, aquisições e captações de recursos (mar/2017 - atualmente); Diretor Presidente e de Relações com Investidores na Log In Logística Intermodal S.A. (jul/2010 - jun/2016); Diretor Presidente e de Relações com Investidores na Fertilizantes Fosfatados S.A. - Fosfertil (mai/2006 - jun/2010); Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Vicunha Têxtil S.A. (jan/2004 - maio/2006); Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Bunge Fertilizantes S.A. (mai/1995 - jan/2004); Diretor Financeiro na SASCO - South American Sales Company (jul/1992 - mai/2005); Assessor Financeiro na Brasmotor S.A. (mai/1990 - jun/1992); Gerente de Auditoria na Price Waterhouse Auditores Independentes (ago/1977 - mai/1990); Conselhos de Administração: Ipiranga Serrana Fertilizantes S.A.; Fertilizantes Serrana S.A.; Fertisul S.A.; Fosbrasil S.A.; IAP S.A.; Fertilizantes Ouro Verde S.A.; Manah S.A. Bunge Fertilizantes S.A.; Fertifos Administração e Participações S.A.; Ultrafertil S.A.; Fosfertil S.A.; Lajes Logística S.A.; TVV - Terminal de Vila Velha S.A.

José Octávio Vianello de Mello Membro Suplente 23/04/2018

Formação acadêmica: PGA - Programa de Gestão Avançada, INSEAD, 2014; MBA em Gestão Empresarial, IBMEC, 1997; Graduação em Administração de Empresas, FAAP, 1986; e Graduação em Ciências Contábeis, FAAP, 1984. Experiência profissional: Conselheiro Independente de Administração, Conselheiro Fiscal e membro do Comitê de Finanças da Atlas Industria de Eletrodomésticos Ltda., Day Brasil S.A. e Seta Engenharia S.A., desde 2016; Presidente do Conselho de Administração da Administradora Educacional Novo Ateneu, de 2015 a 2016; Presidente Executivo (CEO) da Unipar Holding/Unipar Carbocloro, de 2008 a 2014. Possui sólida experiência corporativa e em gestão de empresa, com 30 anos de experiência profissional, envolvendo o comando das áreas de Controladoria, Administração, Finanças, Planejamento, Recursos Humanos, Contabilidade, Auditoria e TI, em empresas nacionais e multinacionais, e com grande experiência em projetos de M&A, compra e alienação de empresas. Possui habilidades em restruturação de empresas, planejamento estratégico e implantação de novos sistemas, procedimentos, controles e informações para gerenciamento corporativo (ERP).

Comitês Estatutários de Assessoramento ao Conselho de Administração

Comitê Financeiro - Fernando Perez Ruiz
- Márcio Adolpho Girão Barros Quixadá
- Luciano Bressan
Comitê de Pessoas - André Ferreira Peixoto
- Guilherme Henriques de Araujo
- André Felipe Rosado França
Comitê Estratégico Operacional - André Ferreira Peixoto
- Guilherme Henriques de Araujo
- André Felipe Rosado França
Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Compliance - Márcio Adolpho Girão Barros Quixadá
- Fernando Perez Ruiz
- Gustavo Fleichman